top of page

Róber Bachinski

  • Curriculo Lattes
  • Link Tree
  • LinkedIn
  • Instagram

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Doutor pelo programa de pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, da Universidade Federal Fluminense (PPBI/UFF) com participação no Center for Alternatives to Animal Testing (CAAT/Johns Hopkins University). Tem experiência na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais, Educação Humanitária, Ética na Pesquisa, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Pessoal, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e validação de métodos in vitro de análise, ética aplicada, estratégias substitutivas ao uso de animais no ensino e pesquisa, análise científica, cooperativismo, estudo da mente, biopsicologia, e sistemas agroflorestais. 

Screenshot 2025-07-07 at 7.48.53 PM.png
Design sem nome_20241209_090359_0000.jpg

Encontro Economy of Francesco, Assis, 2022

Enquanto estudante de biologia, já com um avançado desenvolvimento em ética animal e ambiental, foi o primeiro estudante no Brasil a conquistar o direito de não usar animais de forma prejudicial no ensino, através de um processo jurídico pelo direito à objeção de consciência. Essa ação, com repercursão nacional, inspirou outros estudantes e professores a desenvolverem um ensino científico superior mais alinhado com a ética e com os valores humanitários.

Idealizador e coordenador do Congresso Latino-Americano de Métodos Alternativos ao Uso de Animais na Ciência (COLAMA 2012). Foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Lush Prize, uma iniciativa global para substituir o uso de animais na ciência. Com esse prêmio, criou a Rede Brasileira de Educação Humanitária (RedEH), em 2014 - ativa na promoção de novos métodos de ensino superior no país. Participa da Rede Pouso Alto de Agroecologia do estado de Goiás desde 2017.Alma livre e mochileiro, também se interessa por história, natureza e cultura. Como guia turístico, foi presidente da Associação de Guia em Ecoturismo no Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (AGENDAS), de 2019 a 2021, de Colinas do Sul, Chapada dos Veadeiros, promovendo o turismo e projetos sustentáveis locais. 

lush-rober_edited.jpg
Reunião RedEH

Reunião da Rede Brasileira de Educação Humanitária (RedEH), 2016. Na ocasião, foi aprovada a solicitação governamental para banimento do uso prejudicial de animais no Brasil

Membro da Vila Agricultura e Justiça do movimento Economy of Francesco, organizado para implementar medidas a nível mundial com apoio do Papa Francisco. Foi professor substituto de Ciências Biológicas do IF Goiano - Campos Belos em 2024. Tem experiência em desenvolvimento de políticas públicas e ações governamentais - advocacy, sendo responsável pela Resolução Normativa 38/2018 do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA/MCTI), primeira resolução brasileira a banir o uso prejudicial de animais no ensino superior. 

Taj Mahal, Agra. Em uma viagem de 6 meses para reconhecimento cultural da Índia durante 2022 e 2023.

Representantes da Vila Agricultura e Justiça do movimento Economy of Francesco. Assis, 2022.

Desenvolve o programa Tantra Yoga Universal, atendendo voluntariamente a população da cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO) no desenvolvimento físico, psiquico, mental e espiritual. Promove a agricultura familiar do nordeste goiano e arredores através do projeto "Compre Agricultura Familiar", para aproximar os consumidores dos agricultores locais. Participa da Associação Prautista Universal do Brasil, promovendo a teoria socio-economica cooperativista PROUT (Progressive Utilization Theory - Teoria da Utilização Progressiva).

bottom of page